SONHO E CORAGEM

SONHO E CORAGEM

O medo, em excesso, pode paralisar.
O medo, em escassez, pode colocar você em perigo.
O medo, em equilíbrio, pode impulsionar você para realização de grandes sonhos.

“Suba o primeiro degrau com fé, não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”, disse o pastor batista e um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr (1929-1968).

O medo precisa da coragem para se manter em equilíbrio. Para se ter a coragem de seguir em frente para realizar os seus mais profundos e instigantes sonhos é preciso ação.
Dar o primeiro passo requer agir para conquistar suas metas dia a dia e atingir o seu grande objetivo que é “ver” o seu grande sonho materializado e concretizado.

Michael King, nome de nascimento do ativista político, promoveu a manifestação civil “Marcha sobre Washington” em 1963 onde proferiu o discurso “Eu tenho um sonho” (I Have a Dream) diante de 250 mil pessoas:

Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais”.

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter.

Tenho um sonho, hoje.

Tenho um sonho que um dia o estado de Alabama, com os seus racistas malignos, cujos lábios do governador atualmente pronunciam palavras de recusa, seja transformado numa condição onde pequenos rapazes negros, e moças negras, possam dar-se as mãos com outros pequenos rapazes brancos, e moças brancas, caminhando juntos, lado a lado, como irmãos e irmãs”

E você, qual seu sonho hoje?

Link do discurso completo de Martin Luther King sobre o grande sonho dele: https://www.youtube.com/watch?v=DkKhy7nI1mw

Vanessa Matulaitis Ratuchenei

Co-fundadora da Casa de Sonhos

Médica Especialista em Saúde da Família
Pranic Healer e Arhatic Yoga– Master Choa Kok Sui
Idealizadora do Projeto Chave de Ouro: Oficina do Perdão

Gostou? Compartilhe!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *